Page Nav

HIDE
HIDE
{GRID_STYLE}
{TRUE}
{HIDE}
{fbt_classic_header}

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

latest

Ads Place

AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA | Você sabe como é feita uma avaliação de uma casa? Confira.

Quais as dificuldades na hora de fazer a avaliação de casas? A avaliação de casas depende de uma grande quantidade de fatores – análises téc...


Quais as dificuldades na hora de fazer a avaliação de casas?

A avaliação de casas depende de uma grande quantidade de fatores – análises técnicas variadas, que envolvem as situações de mercado. Esses diversos fatores que definem o valor do imóvel somados a valores sentimentais agregados geralmente geram desacordos sobre o valor final da casa e muitas vezes levam as partes envolvidas na negociação a discordarem o valor da casa.

Em muitos casos as partes encontram uma discrepância considerável na avaliação da casa e não chegam a um valor comum. São familiares que brigam por não acordarem no valor, bancos que não avaliam o imóvel corretamente e dificultam os pedidos de financiamento ou de garantia de empréstimos e processos judiciais que carecem de uma definição precisa e idônea do real valor avaliado para a casa em questão.

Esses desacordos e conflitos acontecem porque os proprietários ou indivíduos com intenção de compra ou locação do imóvel recebem inúmeras opiniões de valor diferentes sobre a casa. A imobiliária emite uma opinião de valor, o vizinho sugere outro preço, o banco já considera outra precificação e assim as partes ficam completamente perdidas sem saber quanto realmente vale a casa e se farão ou não um negócio bom para todos.

De um modo geral as imobiliárias estimam um valor superior pelo imóvel se comparadas aos valores oferecidos por bancos (que o utilizam como garantia ao financiamento), já que consideram a negociação para a venda e comissões.

Por outro lado os bancos e hipotecas ou instituições de empréstimos podem levar em consideração uma porcentagem diferente do real preço de mercado da casa. Como o valor serve para assegurar as instituições nos casos de execução de garantia e definição de valores financiados em muitos casos as instituições tendem a fazer uma avaliação privilegiando seus produtos ou serviços ao invés do real valor do imóvel.

Sendo assim, a grande dificuldade na hora de fazer a avaliação da casa está na grande divergência de opiniões de valores emitidas e na grande quantidade de itens a serem avaliados que são vários e variáveis na hora de determinar o valor de uma casa.

Além disso, o Brasil conta com um grave problema: a maioria das fontes de informação de negócios não contam com valor preciso das transações.

Muitas vezes os valores são relatados com base na vaidade quem quer demonstrar que fez um bom negócio. Sem contar que, mesmo as informações de cartórios não são muito confiáveis, já que os valores que se constam são menores que os praticados afim de se evitar maior carga tributária.

Mas existe uma maneira de se avaliar casas mercadologicamente de maneira idônea, imparcial e que tem validade legal como prova em processos judiciais através de um estudo profundo sobre as características do imóvel e levantamento de dados mercadológico compilados em um Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica realizado por um Perito Avaliador de Imóveis Certificado. Essa Pericia sobre o valor do imóvel irá definir o valor preciso da casa para que assim as partes possam chegar ao consenso em uma solução extrajudicial, ou servir como referencia para o magistrado em uma decisão judicial.

Inclusive muitos bancos e instituições financeira passaram a aceitar o Laudo ou Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica afim de contemplar um valor mais apurado e de validade legal.

Como é feita a avaliações de casas

Deve-se definir primeiramente qual metodologia mais adequada para avaliação da casa levando-se em consideração os dados relevantes para cada casa especificamente e aspectos como benfeitorias e serviços disponíveis que devem ser avaliados e impactam positiva ou negativamente no valor do bem.

Por exemplo a verificação do bairro e localização da casa, posicionamento do imóvel em relação a vizinhos, vias de acessos, são extremamente relevantes na valorização da casa.

Posição do sol, ruídos, infraestrutura, garagem, características se a vizinhança possuí características comerciais, residenciais ou industriais, são itens que influenciam na hora de se fazer a avaliação de casas.

O terreno também deve ser levado em consideração, constando zoneamento, topografia – além de questões ligadas ao meio ambiente. Some-se a isso, questões de mercado, liquidez do bem também são avaliadas.

Também devem ser avaliados os valores de custo para a construção de imóvel por metro quadrado – valores esses que são fornecidos por órgãos como o Sinduscon.

Além disso, a idade do casa, qualidade do acabamento, arquitetura, processos construtivos e seu estado de conservação devem ser computados e levados em consideração.

Tendo esses dados em mãos a avaliação de casas passará por comparações com outros imóveis similares quando viável. Esse método de avaliação comparativa por amostragem de mercado é o mais indicado quando viável, pois se faz necessário certa quantidade de casa similares para se ter uma amostra significativa.

O que se levar em consideração na hora de avaliar uma casa?

Como visto acima vários aspectos entram em jogo para se saber o valor real de uma casa. Por isso um laudo técnico de avaliação mercadológica acaba por ter um papel definitivo na hora de identificar, coletar informações e oferecer um valor definitivo na avaliação de casas.

Se você deseja vender, alugar ou financiar uma casa, o serviço de avaliação por um perito certificado oferece os laudos que agora podem ser utilizados por bancos em operações de crédito e são a melhor forma de assegurar um valor preciso como prova em litígios. Por isso este serviço é bastante requisitado e com importância cada vez maior.

Entretanto, como mostrado anteriormente, existem inúmeros casos como financiamentos, acordos extrajudiciais e processos judiciais que se torna obrigatório um parecer expedido por perito certificado. Além de uma infinidade de fatores que podem prejudicar uma avaliação correta e acarretar em uma decisão equivocada.

Por essas razões em uma avaliação de casas é recomendado fortemente ao menos uma consulta a peritos avaliadores especializados e credenciados, que, por sua vez, podem lhe gerar os laudos de avaliação mercadológica que podem ser validados legalmente e inclusive utilizados por bancos nas operações de crédito e garantias fiduciárias.

Espero ter esclarecido um pouco mais o processo de avaliação de casas e me coloco mais uma vez a sua disposição para maiores esclarecimentos. 

Tire suas Duvidas ou solicite sua avaliação. Ligue agora mesmo para: (61) 98204-6000.

FONTE: ANDERSON MIRANDA | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4


UMA MARCA DO GRUPO


*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*





#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional #consultarimoveis #jornalismo #corretordeimoveis #imóveis #imoveis #corretor #distritofederal

Nenhum comentário

Agradeço pelo seu comentário! Sua contribuição é de grande importância para o sucesso do meu trabalho!

Latest Articles

Popular Posts